Peter Halley

 



Peter Halley nasceu em Nova Iorque. De 1967 a 1971 estudou na Phillips Academy em Massachusetts. Licenciou-se em História de Arte a Universidade de Yale, New Haven(1975). Tirou o M.F.A. na Universidade de Nova Orleães, Louisiana (1978), e no mesmo ano teve a sua primeira exposição individual no Contemporary Art Center de Nova Orleães. Influenciado pela musica pop e pela new wave a sua pintura tem um grande impacto visual da forma como utiliza a cor. A geometrização abstracta é muito evidente. Parecem-me circuitos eléctricos.
“Peter acreditava na desestruturação das linhas e da composição e de uma geração na qual ele colocava interrogações nos elementos formais do Abstraccionismo, porque ele dizia, até mesmo os trabalhos abstractos de Mondrian não só carecem de uma reflexão na direcção de modelos idealistas mas também poderiam ser um modo mais simbólico de se utilizar estes elementos e, na verdade, quando vocês lêem textos de Mondrian, nota-se que há mais por trás dos aspectos formais do trabalho, e isto é o que Peter Halley reforça quando ele faz este tipo de circuitos . Então estes são os tipos de circuitos que continuam, que cruzam outras formas. Para Peter Halley estes circuitos reflectem elementos do fazer combinações, trajectórias, que nós temos também nas cidades, no tráfego, nas linhas dos fios de electricidade, então, isto reflecte mais elementos que estão além do aspecto formal também” in Wikipédia
Anúncios

4 thoughts on “Peter Halley

  1. Olá Tiago Carvalho.
    Bravo pela abertura de mais uma janela de partilha em que nos ofereces muito do teu saber com a disponibilidade natural que é teu apanágio.
    Um abraço.
    Luís Rui

  2. Olá Tiago!!
    Quero antes de mais felicitar-te pelo trabalho que tens aqui publicado, que é um grande instrumento de trabalho!
    Quero também agradecer a partilha deste teu esforço que decerto te custou muitas horas de trabalho!!

    Muito abrigado !!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s