A minha cidade

A unidade “a minha cidade” propõe ao aluno a recriação de um espaço urbano imaginário. este é um pretexto para criar a necessidade de desenhar e construir figuras geometrizadas. Deve-se ainda recorrer a materiais reutilizados.

A concretização em maqueta de uma cidade imaginária utilizando materiais reutilizados tendo em consideração que:
A cidade é um aglomerado urbano com edifícios, pessoas, automóveis, etc.Há uma necessidade de criar condições de vida na cidade, com serviços, meios de comunicação, equipamento urbano, espaços verdes, etc
As cidades estão em processo de mutação e de evolução, a mesma cidade do passado sofreu transformações consideráveis em virtude de necessidades presentes (população, meios de transporte, habitabilidade, nº de serviços)

O que se deseja:
Que o aluno utilize os seus conhecimentos e perspectivas de cidade para inventar
Que conheça os trabalhos de artistas plásticos, designers, arquitectos, escritores de BD, etc
Desenhe e projecte ideias para uma cidade
Aplique conhecimentos de geometria, medição e noção de escala
Que utilize objectos reutilizados para a expressão e criação de elementos com valor estético
Estabeleça relações de trabalho em grupo

Imagens de cidades e seus arquitectos – algumas abordagens

Siza Vieira – Pavilhão de Portugal

Souto Moura – casa

 

Manfred Pernice

 

jakub nepras

 

 

Lisboa Pombalina

 

Brasília

 

Brasília Congresso Nacional

 

 

Cidade de Brasília – A Catedral de Brasília – Oscar Niemeyer.

 

 

Friedensreich Hunderwasser

Dogville – filme de Lars Von Trier

Serviço educativo de Serralves

 

1ª tarefa – investigação do conceito de cidade: procurar definir o conceito de cidade, investigar uma grande cidade (história, população, aspecto, arquitectura, fotografias –passado e presente), procurar a vista da cidade através do google maps ou via michelin, procurar imagens que relaciona com edifícios, cidades, casas.

2º tarefa – Recolha de materiais reutilizados, garrafas vazias de água, caixas de cartão, plástico de brinquedos partidos

3º tarefa – estabelecer uma escala de trabalho e desenho da cidade, traçado das ruas e definição dos espaços

4º tarefa – 10 esboços de edifícios por cada aluno

5º tarefa – criar um plano em cartão para trabalho, desenho dos arruamentos e execução dos edifícios

6º tarefa – montagem da exposição

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