Anaïs Nim “A casa do incesto”

 Nin, Anaïs (1903-1977) – Romancista e diarista norte-americana, nascida em França.

A casa do incesto

“A noite envolvia-me como uma fotografia descolada da moldura. O forro de um casaco aberto como duas conchas de uma ostra. O dia descolado da noite, comigo a cair entre eles sem saber em que lado me encontrava, se era à mais alta folha cinzenta fria do amanhecer ou à folha escura da noite. ”

“O rosto de Sabina estava suspenso na escuridão do jardim. Dos olhos um vento quente desértico secava as folhas e voltava a terra do avesso.
Conversa – meias palavras, frases que não precisavam de ser completas, abstracções (…). As meias palavras, cerradas, encobertas das mulheres de carne macia.”
“A máscara luminosa do seu rosto, como feito de cera, imóvel, olhos sentinelas. Ela, observando o meu passo de sibarita, eu, atenta à sibilação da sua língua. Os nossos olhos prostitutos postos fundo uma a outra. ”

“Sou marioneta movida por dedos inexperientes, desmantelada, deslocada sem harmonia; um braço inerte, outro remexendo-se a meia altura. Rio-me, não quando o riso se adapta ao meu discurso, mas porque ele se implica nas correntes subjacentes do que eu digo.”

One thought on “Anaïs Nim “A casa do incesto”

Deixe uma Resposta

