Firmin – Sam Savage

rata_firminFirmin é uma ratazana que nasceu e cresceu numa livraria (Pembroke Books – uma espécie de alfarrabista) de um bairro antigo de Boston. Não foi por amor aos livros que a ratazana mãe teve aquela ninhada na livraria, mas foi apenas para se proteger de uns marinheiros que a tentavam caçar. Firmin por nascer perto dos livros começou a saber ler e tornou-se, mais que um rato de biblioteca, tornou-se uma ratazana de livraria. Entre muitas leituras e outras aventuras entre a livraria e uma sala de cinema Firmin vai-nos dando momentos saborosos de boa literatura. Aos poucos vamos conhecendo a história da ratazana que desejava ser homem, apaixonado por livros e por divas do cinema. Entre os seus poucos amigos está Jerry Magon um escritor que desiludido com os homens desejava ser ratazana. A Firmin, os da sua espécie quase não o reconhecem por ele ser um pouco esquisito, com Jerry ele tem momentos de felicidade quase perfeita, se não fosse o facto de todos desconhecerem que por traz daquela ratazana está um ser profundamente letrado. Entretanto o bairro vai-se degradando e alguém anseia a destruição do bairro para construção de prédios novos. No fundo o mundo degrada-se completamente para esta ratazana que morrerá como nasceu entre o último livro que resta na livraria que teve que fechar a portas.
O livro fala-nos de uma cultura underground, à margem de convenções, academismos ou preconceitos artísticos.
Rosa Montero escreve assim sobre o livro “Firmin foi um acontecimento na minha vida de leitora, um desses raros encontros com uma personagem inesquecível. Original, com graça e profundamente comovedora, esta aguda fábula sobre a condição humana é um tiro no coração.”
Concluindo
Uma verdadeira ratazana de alfarrabista, não como os convencionais ratos de biblioteca que são bem comportados e não sonham. Esta ratazana tem todos pecados do mundo. frustrado nas tentativas de comunicar com os humanos, fantasioso e apaixonado. Existe um tempo antes de ler Firmin e o depois, nunca mais vou ser o mesmo.

firmin

n265889
6a00c225286a34f21900fa967750790002-500pi

Anúncios

2 thoughts on “Firmin – Sam Savage

  1. Pingback: Paul Thek « Geométricas

  2. Impossível não mudar a forma de ver a vida após o livro. A vida não se resumindo na sua, mas na vida de um mundo à nossa volta. Firmin toca o coração enchendo de comédia, sarcasmo, angústias e amor. Impossível ser mais humano que ele. Linda experiência!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s