Encontro com Gémeo Luís

DSCF4855

Antes do ilustrador chegar, os alunos estavam à janela ansiosos de entrar (na exposição um trabalho de Gémio Luís)

 

Gémeo Luís foi à Biblioteca da Escola EB 23 João Afonso de Aveiro dia 29 de Maio, Biblioteca que tem tido um programa cultural fantástico e fora do comum.
Ficou surpreendido e encantado com o trabalho desenvolvido pelos professores de EVT e alunos do 5º ano daquela escola. Foi o próprio que disse que não estava à espera de tanta qualidade artística.
Um grupo de professores fez uma abordagem muito interessante à obra deste ilustrador. Foi um trabalho muito estimulante para os alunos que ficaram com um orgulho do que fizeram.
Mas muita coisa aconteceu naquele encontro.
Além do mais foi uma lição de pedagogia que Gémeo Luís me deu (nós os professores não devemos ter medo de aprender pedagogia e outras coisas com outros)(e os outros deviam vir mais vezes à Escola ajudar a resolver os problemas que a Escola atravessa). Além dos alunos estarem receptivos a este professor (nem sempre isto acontece), Gémeo Luís revelou-se um óptimo conversador e contador de histórias. Histórias que deixaram as crianças sem vontade de sair daquela biblioteca (os pais fora talvez já bufassem de tanto estar à espera).
A primeira história que nos contou, foi a do casal apaixonado que tudo faziam para se encontrarem, ele percorria, fizesse sol ou chuva, o percurso entre Porto e Aveiro. Esta história ilustra como a paixão é importante na vida, como as pessoas apaixonadas fazem quase o impossível. Devemos estar sempre apaixonados, apaixonados por uma pessoa, pelo trabalho que fazemos, pelas pessoas que nos rodeiam. Tenho a certeza que os professores que propuseram este desafio aos alunos, são professores apaixonados e apaixonantes. Gémio Luís contou muitas histórias fantásticas, na esperança, disse ele, de mexer por dentro de algum, de alguém. Falou como foi para a as belas artes, tendo influencia o facto de nas aulas de E.V. na escola era as únicas onde era primitido o aluno ter alguma liberdade, nem que fosse para se levantar para afiar o lápis. Falou ainda de como é importante desenhar o que está dentro, a expressão, os sentimentos e não tanto as técnicas. Vimos o ilustrador a fazer um desenho a x-acto directamente do papel. Disse-nos que quando está com um folha em frente, o seu trabalho é retirar o papel que está a mais, é uma questão de optar, de escolher o que interessa e não interessa, como na vida, devemos optar pelo o que interessa. Por vezes também fica encantado com alguns bocados de papel que restam. Depois de ter desenhado resolveu amarrotar o papel, disse que era importante sabermos desligar do que fizemos e continuar em frente. Obrigado Gémio Luís pelo privilégio que nos deste da tua companhia, daquilo que me ensinaste.

DSCF4871

Gémeo Luís com os alunos

DSCF4839
DSCF4841
DSCF4843

DSCF4846
DSCF4862Alguns dos trabalhos realizados pelos alunos
DSCF4884Gémio Luís a ver a exposição
DSCF4912
DSCF4921
DSCN0307

Gémeo Luís na conversa com os alunos.


Apresentação de Dança, fazendo referencias à obra de Gémio Luís

Anúncios

3 thoughts on “Encontro com Gémeo Luís

  1. Excelente apanhado da actividade. De facto, quando se faz com paixão, tudo é possível de ser conseguido. Mais um avez o pude comprovar. A dedicação das professoras e a forma como estas despertaram os alunos para a ilustração só poderia redundar num trabalho de tanta qualidade. Sem qualquer margem para dúvidas. Sim, porque como diz Gémeo ´Luís não há uma segunda oportunidade para causarmos uma boa primeira impressão.

  2. Obrigado por partilharem estes momentos connosco. Afinal ainda vão existindo oásis (felizmente muitos, ms não divulgados) no meio deste deseto em que a educação se está a transformar.

  3. Adorei tudo o que vi! Muitos parabéns às professoras, aos alunos, ao artista, à dançarina e a quem divulgou o acontecido. Todos criaram imagens-emoções que enchem de frescura, ânimo e esperança o nosso imaginário!Obrigada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s