Mau professor

Estou a ficar mau professor, tenho a certeza disso, os sinais são evidentes. Este último ano foi o pior para mim, se tivesse que ser avaliado daria mau. Por isso quando entreguei os objectivos não pedi aulas assistidas. Vou ficar com um BOM e diz a Ministra que esta avaliação é rigorosa, ha ha. Conheço professores piores do que eu, que nunca tiveram um ano bom. No entanto estão treinados na arte da ilusão, são uma espécie de ilusionistas. De repente nas suas aulas assistida fazem tudo o que nunca fizeram antes, e até parecem bons professores. Diga-se de passagem que o que interessa aqui é parecer, não é ser. Nas reuniões esse professores opinam tudo com muita sabedoria, sabem de tudo. São verdadeiros ilusionistas profissionais. Eu fico calado e impressionado com o espectáculo.
Eu vou mudar, tenho a certeza disso, vou procurar trabalhar melhor as unidades de trabalho para que incide nos aspectos do sujeito aluno, no processo de aprendizagem e na capacidade de decisão do aluno. Creio que pouco interessa as técnicas e os conteúdos, creio que os processos são muito mais importantes. Se dos processos apreenderem alguma técnica ou conteúdo, melhor, mas o contrário é mau, muito mau.

8 thoughts on “Mau professor

  1. Olá Tiago, meu amigo!
    Como eu te entendo meu caro; assino por baixo do teu comentário, e subscrevo cada palavra.
    Verifico que todos andam distraídos e confundem cada vez mais a árvore com a floresta.
    Está-se a perder a essência da nossa profissão em favor do “show-off” do politicamente correcto e do “parece mal”.
    Somos uns incorformados com este “satus quo” que nos querem impor, e por isso não encaixamos neste “pacote legislativo” nem nos sentimos identificados com semelhantes “fanfarronadas”, porque no final de tudo bem espremidinho, o “sumo” daí resultante é ZERO!
    Recebe aquele abraço apertado e amigo deste teu colega, que nutre por ti uma simpatia enorme e um grande respeito profissional.
    Fica bem meu amigo Tiago.

    • Amigo Arnaut
      Não é uma acção reivindicativa, é mesmo um facto, este ano por várias razões, do qual a avaliação é a menor, fiz coisas mal feitas, há que admitir. Isto perturba-me muito, mesmo muito. Pois nós somos um pouco a nossa profissão.

      • Olá Tiago, meu amigo!
        Eu percebi que nos estavas a dar a conhecer o teu estado de espírito.
        E isso ainda vem reforção mais aquele juizo que faço de ti, porque só uma pessoa com uma grande nobreza admite que errou (fez menos bem) e tem a coragem de o dizer publicamente.
        A nossa profissão somos efectivamente todos nós, e lamento profundamente que a grande maioria (esmagadora) não se dê conta disso.
        Renovo a minha amizade e tudo aquilo que admiro em ti, meu amigo Tiago.
        Aquele abraço …..

  2. Se o Tiago se acha “mau professor”, então o ensino em Portugal está pior do que eu imaginava.
    Mas acredito que o Tiago, e outros como tu, não vão desistir de ensinar/transmitir os seus magníficos conhecimentos

  3. Tiago,
    recopnheço nobreza neste teu desabafo, neste teu “mea culpa”. Só os grande Homens são capazes de o fazer. Reflectir criticamente é bem mais difícil do que “pintar flores” e “assobiar para o lado”.
    Quando tudo vai mal, quando acreditamos em algo diferente devemos comportar-nos como os gauleses e sermos o último reduto, fazermos a diferença. O que interessa são os nossos alunos e, estou certo, eles reconhecerão em nós essas qualidades…

  4. os desabafos que li infelizmente já os tenho ouvido, adivinhado e sentido… Mas também sei que quem assim pensa e sente, não desiste nunca de ser PROFESSOR, até porque é mesmo o que sabe ser !
    Um bom resto de ano e umas óptimas merecidas férias…

  5. tirando umas faltitas, eu sei k era uma boa professora. agora,desde há 10 anos, mais ou menos, nem sei como ainda dou aulas. é k eu gostava mesmo de ensinar.

Deixe uma Resposta

