Área de Projecto 6ºA

DSCF6185Este ano tive duas turmas especialmente mais difíceis. Ao 6ºA calou-me, com a minha colega Teresa de CN, Área de Projecto. Que foi uma coisa timidamente inventada à uns anos por outro governo do PS. Seria fantástico se fosse duas a três aulas por semana, para os alunos se envolverem, mas uma vez por semana é um peso para os alunos e professores e por vezes ninguém se envolve. Este ano, nesta turma, achamos que era importante fazer algo essencialmente prático. Resolvemos pintar os bebedouros e caixotes de lixo que estavam num estado degradado. Claro que houve alunos que se envolveram a sério e a maioria que deu cabo da cabeça aos professores, pintaram tudo menos os bebedouros, até um corrimão encontrámos pintado de branco. Foi tramado, saltou-me a tampa vezes de mais. Não sei o que posso fazer mais, tenho a sensação que as pessoas que dizem que conseguem, apenas deixam as coisas andar, até acabar o ano. Claro que seria mais fácil ficar na aula a dar umas fichas de trabalho. Mas eu gosto de trabalho prático, estou farto dos teóricos e teorias, gosto de fazer coisas. Acredito que fazer coisas é mais construtivo. Assim foi este projecto, que partiu de ideias dos alunos, medimos, desenhamos, fizemos estudos de cor, calculamos as áreas de pintura, convertemos em litros e depois pintamos. Eu tenho orgulho nestes alunos que se envolveram, tenho pena de não ter conseguido envolver todos. Um dia talvez consiga-o. Talvez. Ai serei melhor professor. Mas também não vou fazer ilusionismo, não vou.
2008_0914AB
Antes

DSCF6189Depois

2008_0914AC
Antes

DSCF6190Depois

DSCF6186

2 thoughts on “Área de Projecto 6ºA

  1. Olá Tiago,
    eu penso que todos nós chegamos ao final do ano lectivo e temos essa sensção de insatisfação. Pensamos sempre que algo podia ter corrido melhor, que se tivesse feito algo de maneira diferente teria obtido melhores resultados, mais alunos envolvidos, etc.
    No entanto penso que devemos ficar sempre contentes e orgulhosos dos sucessos e terminar o processo com a certeza de que fizemos tudo para que todos os alunos estivessem envolvidos!
    Confesso que gosto muito de dar área de projecto (nos últimos 3 anos não tenho dado por estar num curso CEF). Tenho tido sucessos e insucessos, mas penso que podemos, nós e os alunos, aprender com ambas as situações. É esta a essência do trabalho de projecto.

Deixe uma Resposta

