Excelência

A minha autarquia anda a promover os quadros de valor e excelência, algo que me deixa um amargo na boca. Fraústo da Silva fez uma vez uma parábola que eu vou tentar recrear aqui: O peixe sabe nadar muito bem, mas não consegue saltar nem voar, o gato corre bem e salta muito bem, mas é um trapalhão a nadar, o cão corre bem mas não consegue voar, a gaivota safa-se muito bem em tudo e está no quadro de excelência, mas a águia diz que ela não é grande coisa a voar – coisas de especialistas. Estes aqui são os meus peixes, os que eu avistei, outros haverá que nadam bem, mas eu nem sempre enxergo tudo pois o mar é profundo e eu só vejo os peixes da superfície:

5º anos

DSCF6199
Frederico 5ºA pelo seu trabalho do cantor baseado na obra de José de Guimarães (EVT).


Pedro Brito e Luís Breda 5ºE, depois de uma investigação, fizeram este robôt no clube de jornal.

19touro
Carolina Carvalho. Um dos meus alunos do jornal não acabou os desenhos para o horóscopo do jornal, a Carolina, minha filha, em meia hora resolveu excelentemente a situação. Este touro mostra bem a capacidade de registo gráfico da Carolina.

alexandre

img064Alexandre e Leonardo do 5ºA por inventarem estas fontes

6º anos

omistériodaescolaazul
Vera Fernandes e Catarina Santos do 6ºA pelo o excelente artigo “O Mistério da Escola Azul” – vestindo a pele de detectives as duas alunas vão, primeiro especular as mais ridículas possibilidades da escola estar azul e depois vão investigar e informar qual o motivo da escola ter ficado azul depois das férias do verão.


Simão e Diogo Francisco do 6ºB Sempre se revelaram alunos muito criativos e engenhocas – os cacifos deles são iluminados, tem prateleiras em cartão e outras engenhocas, neste vídeo fizeram uma demonstração para o jornal da escola como funciona um foguetão feito com uma pastilha de Alka Seltzer. O Simão é um especialista em photoshop.
francisco
O Francisco do 6ºD foi sempre o mais ousado dos alunos, mas a sua criatividade e inteligência não têm limites, no livro de curso que fizeram mostrou novamente o seu grande valor.

liliana
A Liliana do 6ºD estava sempre com as antenas abertas para EVT, sempre compreendeu tudo muito bem. Não é uma aluna boa às outras disciplinas mas em EVT sempre teve 5 e sei que tem uma alma de artista. No livro de curso fez esta bela fotomontagem.

dscf1572O Nuno e a Joana do 6ºD por terem aprendido, sem a minha ajuda, todas as construções geométricas para corresponderem ao desafio de fazerem estas estrelas de natal.

Advertisements

3 thoughts on “Excelência

  1. Estou sem palavras, sinceramente!
    Adorei que tivesses trazido aqui a parábola sobre os animais, porque retrata impecavelmente a realidade que se vive no seio da classe docente, actualmente.
    O futuro mostrará onde nos vai levar tanta “excelência”, só que poderemos já estar num patamar de estupidez tão elevado que dificilmente nos livraremos dele.
    Recebe aquele abraço amigo e fraterno do Arnaut

  2. é muito comovente saber que há professores que dedicam a sua alma e toda a capacidade de transmitir essa criatividade sem obstáculos aos alunos. Qualquer coisa como os “vasos comunicantes”. A absorção do saber Dar e Receber. Excelente, excelencia é a da sabedoria. Um dia todos voarão (os que não sabem) e, todos virão à terra (os que apenas sabem estar dentro d’água). Parabéns a todos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s