Jornal ETC

primeiro

segunda

terceira

No final do ano lectivo de 2006-2007 propus-me voluntariamente para participação num jornal do agrupamento que iria ser feito no agrupamento onde estava. Entre uma participação e uma coordenação no projecto foi um salto. Na verdade foi bom porque houve uma confiança em mim, algo necessário nas escolas, terem confiança nos seus professores para a execução de projectos. Mas muito trabalhoso, os três números em papel e o jornal on-line deram-me muito trabalho, mas trabalho que eu gosto de fazer. A resistência foi muito, o nome Etc. foi até parodiado no pedagógico, claro que as pessoas sabiam que foi um nome proposto pelo os alunos de pois de um brainstorm de centenas de nomes. Sei também que é tradição nas escolas por aqui que o jornais tem sempre nomes ligados à ria e ao mar e sei também que há muita resistência a projectos de gente nova. Eu pessoalmente não gosto desses nomes e acho mesmo que Etc. é um bom nome para um jornal escolar, porque há essa ideia de  continuidade e de ilustração de uma ideia. A identidade do jornal foi iniciada, num trabalho constante de qual contribuíram a utilização de elementos tipográficos específicos, um formato, cores diferenciadas de número para número e a capa com uma ilustração em fotomontagem com paródia. Agora interrompo este projecto para ir para outra escola, espero encontrar essa disponibilidade por parte da direcção da escola para me confiarem projectos. O jornal on-line podia ser mais trabalhado, tinha pano para desenvolvimento, criar conferencias através do Twitter e outros meios de difusão e afirmação. Para mim era também um pequeno teste para a criação da marca etc num meio escolar.

Jornal on-line aqui

1º número aqui

2º número aqui

3º número aqui

Deixe uma Resposta

