Atentados

Dá muito jeito utilizar o Chavão de “Atentados à Liberdade de Expressão” para qualquer situação. Se ao Aluno se diz que tem cumprir regras e que só deve falar depois dos outros falarem e um assunto mais ao menos pertinente à aula o aluno faz queixa do professor que estava “Atentar à Liberdade de Expressão”. Noutro dia que chamei atenção de um aluno porque batia no vidro da janela da minha aula e perturbava o funcionamento da mesma – respondeu-me “A Escola é Pública e por isso eu faço o que quiser”.  Assim pouco clarificados vão alguns conceitos de alunos e pais. Admira-me que possa acontecer com adultos crescidos e diplomados cheios de doutoramentos. Fico triste que com o chavão do “Atentado contra a Liberdade de Expressão” seja uma maneira de manter uma certa mediocridade e derrubar um trabalho de qualidade de pessoas que trabalham mais horas do que são obrigados para bem da causa pública. Assim é típico português que anda com as mãos dos bolsos e diz “não dou a cara por isso” e se alguém dá a cara e muda alguma coisa arranja sempre o chavão que estão “Atentar contra a liberdade de expressão” para que as coisas não mudem muito e mantendo um certo grau de mediocridade. Eu pergunto, que expressão é esta (a expressão atentada)?

Vai de Moliceiro pela ria que é calma sem muitos sobressaltos.

3 thoughts on “Atentados

  1. Usava-se dizer:”quem fala assim não é gago.”
    Hoje apenas me apetece dizer que é assim que se deve falar e repetir mesmo que com ecolália (a gaguez).
    Palavra que aprendi com as minhas amigas e colegas Terapeutas da Fala. Aquelas que tanbém ensinam muitos governantes a falarem, mas apenas no aspecto linguístico. O que é pena.
    Esse menino que bate nos vidros é frágil. Talvez de vidro, e também alguém já bateu nele. Mas não somos nós os professores, que teremos de ser cuidadores de tudo e da civilização em geral.

  2. Uma vez li (OSHO) que, liberdade provem da palavra liber que por sua vez significa balança – o bom peso ,a boa medida,só quando há equilibrio eu/outro.Parece simples entender,parece fácil…

Deixe uma Resposta

