Aprender a trabalhar com o Gimp

Às Sextas Feiras irei fazer um manual de aprendizagem do Gimp.
A. O Gimp é um software de manipulação e criação de imagens. Permite todas as funcionalidades já conhecidas no tradicional Photoshop mas com a vantagem de ser totalmente gratuito. Este Software tem uma conjunto de funcionalidade para uso profissional, no entanto, permite uma utilização para os menos entendidos. Entre as funções destaca-se a de recorte de imagens, colocação de elementos tipográficos, alteração dos tamanhos e formatos, manipulação de cores, alteração de claro escuro, etc.
1. Para acedermos a esta ferramenta, devemos, no browser da Internet digitar o seguinte endereço http://www.gimp.org/ Para se fazer o download do programa devemos carregar no botão “Download”

2. O reconhecimento do sisitema operativo é feito pelo site, fazendo de imediato a ligação para um servidor.

3. Após o download e a instalação iniciamos o software carregando no ícone respectivo (figura 1).

4. O software tem interface complexa com 3 caixas de trabalho (figura 2). Imaginamos estas caixas como a nossa mesa de trabalho, cada uma delas representa uma área especifica de trabalho.

5.Na caixa “Toolbox” é composta com os botões com as ferramentas. Para accionar qualquer ferramenta temos que carregar no botão respectivo. Todas as ferramentas têm um conjunto de opções e funcionalidades que podem ser manipuladas e encontram-se na farte inferior da toolbox.

6. Na caixa principal que nos é apresentada com o titulo “programa de manipulação de imagens”, após a abertura da imagens ao à criação da imagem nova fica com o título do nome do ficheiro. É a caixa da imagem e podem estar varias abertas – conforme o número de imagens que se tem abertas. Consideramos esta a nossa folha de trabalho. Encontramos neste espaço um menu onde se encontram muitas outras ferramentas.

7. A terceira caixa de trabalho é a das “Camadas, Canais, Caminhos, Desfazer – Pincéis, Texturas, Gradientes” . São outra ordem de ferramentas, podemos chama-las de equipamento. Tal como no guache, num lado estão os godés com  tinta mas no outro estão os pincéis.

(continua na próxima sexta-feira)

Anúncios

8 thoughts on “Aprender a trabalhar com o Gimp

    • Olá Carla, obrigado pelas sugestões, neste post não procuro a novidade, apenas algo que aprofundei e partilho. Este foi um dos 10 trabalhos que fiz numa acção de formação que tem como título Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre http://evtdigital.wordpress.com/
      trabalhamos com mais de 200 programas tanto em software livre, assim como web 2 e web. Estão todos com os respectivos manuais. O que pretendo aqui mostrar é algumas das milhares de funcionalidades do Gimp que é um programa de software livre. O Aviary é bom mas tem um problema, todas as imagem resultantes vêem com o logo de Aviary. No Gimp, nada disso acontece. Com o Gimp tens Photoshop à pala.

  1. O Gimp 2.6 já conhecido e utilizado por alguns colegas. Aproveito para sugerir o programa que permite fazer animação pela sequência de imagens que é o Animation Shop. É óptimo conhecer várias sugestões e mais uma vez agradeço ao Tiago pela partilha.

    SAudações Amistosas
    Fátima Loureiro

    • Olá a todos, obrigado pelas sugestões, neste post não procuro a novidade, apenas algo que aprofundei e partilho. Este foi um dos 10 trabalhos que fiz numa acção de formação que tem como título Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre http://evtdigital.wordpress.com/
      trabalhamos com mais de 200 programas tanto em software livre, assim como web 2 e web. Estão todos com os respectivos manuais. O que pretendo aqui mostrar é algumas das milhares de funcionalidades do Gimp que é um programa de software livre.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s