Gimp – manual 02

8. Para manipularmos uma imagem temos que abrir um uma fotografia. Para isso vamos à caixa da imagem (figura 5) e carrega em “File” > “Open” e escolhemos um ficheiro de fotografia que pode estar em .jpg, .tiff, .bmp, .png, etc.
9. A ferramenta de selecção de rectângulos permite seleccionar qualquer área rectangular para várias funções: manipulação da área, criação de uma imagem nova com a área seleccionada, etc. Na figura pode-se observar um rectângulo seleccionado (as bicicletas). Após a selecção pode-se ainda aumentar ao diminuir basta para isso carregar num dos quadrados da margem da selecção. Temos ainda as funções “Antialiasing”, “Difusão de margens”, “Cantos arredondados”, “Expandir desde o centro” e “fixo” (fixar dimensões).



10. Após a selecção é possível manipular apenas a parte da imagem que está seleccionada ou inverter a selecção e manipular o inverso. Por exemplo após selecção com arredondamento das pontas podemos ir ao menu selecção > Invert, posteriormente utilizar um filtro (Filters > Blur > Focus Blur) e ficara com este aspecto (Figura).

(continua na próxima sexta-feira)

One thought on “Gimp – manual 02

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s