3º Encontro Nacional de Ilustração em São João da Madeira

A Junta de Freguesia de São João da Madeira está a desenvolver o Encontro Nacional de Ilustração. Este foi o 3º Encontro que foi proveitoso, talvez não tanto como nos anos anteriores visto que faltaram algumas cabeças de cartaz como por exemplo a Joana Quental e o Walter Hugo Mãe. No entanto fica aqui algum do registo do acontecimento.

Entre os participantes, Paulo Galindro deu-nos uma oficina que foi proveitosa.

“Pai, as casas altas chegam às nuvens?”, Técnica mista sobre MDF, por Paulo Galindro em Junho de 2007

imagem retirada no blogue de Paulo Galindro http://pintarriscos.blogspot.com/

 

Ana Biscaia – surpreendente a sua ilustração, que gostei muito. Por apresentar uma composição especial e onde se pode observar as características dos materiais, é evidente o desenho que aparece como base  da ilustração. Parece-me muito pedagógico a sua prática de ilustração, gostaria de mostrar aos alunos o trabalho desta ilustradora pois penso que as marcas do processo de representação é evidente e talvez com isso ajudasse os alunos a compreenderem que o desenho inicia com um processo de riscar.

Ilustração de Ana Biscaia

 

Marc – o Grande Comandante – Como sempre a apresentação que fez sobre Celacanto foi brilhante. Marc é editor da “Qual Albatroz?” . Na verdade parece mais um comandante de um navio, um velho lobo do mar. Mas deu-me uma lição sobre natureza que eu ainda não tinha tido. Valeu saber que da natureza vem um conhecimento fundamental para o desenvolvimento de tecnologia amiga da natureza e que dos animais extintos não podemos aprender muito. Por isso é fundamental defender as espécies em vias de extinção.

Ilustração de Marc “Para a Madalena” Julho 2010 Descrição: Acrílicos e flores prensadas sobre madeira Para quem: Para a Madalena pelo seu 8ºAniversário

 

Helena Zália – foi muito bonita a sua ilustração sobre uma história de sapatos, no entanto a ilustração não é feita com graxa de sapato.

Ilustração de Helena Zália

 

Marta Madureira – Gosto imenso das ilustrações da Marta Madureira que já esteve na minha escola e com grande generosidade  mostrou aos alunos como faz as suas ilustrações. Rodou pela biblioteca da escola originais de ilustrações que fez, poucos fazem isso. Além disso a Marta Madureira tem ilustrações que me espantam imenso.

“Maria e as Máquinas” de Marta Madureira

Outros ilustradores como Lígia Magro e Bernardo Carvalho encantam-me sempre pela sua originalidade.

 

One thought on “3º Encontro Nacional de Ilustração em São João da Madeira

  1. Pode por favor postar algo sobre Lígia Magro é que foi ver a exposiçao e adorei! No entanto, não conhecia metade dos autores. Se me puder ajudar agradeço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s