Livro

É surpreendente o “livro” de José Luís Peixoto, até à última frase, é surpreendente este “livro”. Conta a história de várias personagens que se interceptam na vida, numa pequena vila. Conta principalmente as suas angustias, desencontros, desamores. Este livro retrata gerações de portugueses de emigrantes, da dureza da viagem “à França”, da vida em França, do regresso de França. Conta o amor, o reencontro. Encontro neste livro um prazer em ler que já tive em “Nenhum Olhar” e de um livro de Carlos de Oliveira “Casa na Duna” talvez pelo encontro a um mundo rural, os cheiros a paisagem, mas também pela dureza e as relações entre as pessoas. Mas a segunda parte é uma espécie de hiper-metalivro, em que o autor revê o “livro” com outro olhar critico, o de um narrador que tem a mesma idade e que continua a mesma história como personagem integrante e estrutural. Parece até que o “livro” e feito por dois, o autor e o livro (narrador da segunda parte). Mas depois há um livro, que é o “Livro” oferecido como acto de amor, mas que serve também como meio de enamoro entre duas pessoas. Pode-se dizer que é um livro em espiral. Não se consegue dizer muito sobre o “Livro”, temos mesmo que o ler. Além de tudo temos  personagens cheias de carácter, marcantes e até num momento do texto personagem fantasiosa e um texto cheio de expressões que espanta, encanta, uma linguagem única e realmente original.

” Se namorares comigo, dou-te um pombo, cem escudos e um livro”

” Muitas vezes, as pedras pareciam atravessar-lhes as solas das botas. Eram pedras duras, rochas com ângulos afiados,bicos que esperaram anos para aleijar-lhes as plantas dos pés.”

“[…] O tempo passou a ser qualquer coisa esmigalhada que chovia à sua volta, pedaços de palavras, pedaços de sons, pedaços de imagens. […]”

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s