Coisas que as crianças precisam de fazer


Tradução para Português (do Brasil)
Bem vindos a “Cinco coisas perigosas que você deve deixar seus filhos fazerem.” Eu não tenho filhos. Eu pego emprestado os filhos dos meus amigos — então *RISOS* aceitem esses conselhos com uma pitada de cautela. Meu nome é Gever Tulley. Eu sou um cientista de computação, por ofício. mas sou o fundador de algo chamado “A Escola da Trela”. É uma colônia de férias que tem como objetivo ajudar as crianças a a aprender a construir as coisas que elas imaginarem. Então a gente constrói um monte de coisas. Eu ponho sim ferramentas elétricas nas mãos dos garotos do primário. Então, se você cogita mandar seu filho para a Escola da Trela, eles podem sim voltar machucados, desmantelados e sangrando. Então, vocês sabem, nós vivemos num mundo que está sujeito regras de segurança de crianças cada vez mais severas. Parece não haver um limite para quão loucas as regras de segurança para crianças podem ficar. A gente coloca alertas de asfixia em tudo quanto é — em todos os pedaços de filme plástico manufaturado nos Estados Unidos ou colocado a venda com um ítem nos Estados Unidos. A gente põe advertências nos copos de café para avisar-nos que o conteúdo pode estar quente. E a gente parece acreditar que qualquer ítem mais afiado do que uma bola de golfe é afiado demais para crianças com menos de 10 anos.

Então, aonde isso vai parar ? Quando arredondarmos todas as quinas e eliminarmos todos os objetos afiados, cada pontinha no mundo, então na primeira vez que as crianças entrarem em contato com algo pontudo ou que não tenha sido feito de plástico protetor, elas vão se machucar. Então, a medida que as fronteiras do que nós determinamos como “zona segura” vai ficando cada vez menor, nós tiramos das nossas crianças as chances valiosas delas aprenderem a interagir com o mundo a seu redor. E, apesar de todo nosso esforço e boas intenções, as criança vão sempre descobrir como fazer as coisas mais perigosas que elas puderem, em qualquer ambiente em que elas estiverem. Então, apesar do título provocativo, essa apresentação é sobre segurança, na realidade, e sobre algumas coisas que podemos fazer para criar nossas crianças para serem criativas, confiantes e com controle do ambiente que as cerca. O que eu vou apresentar a vocês agora é um pedaço de um livro em produção. O livro é chamado “50 coisas perigosas.” Esta aqui é 5 coisas perigosas.

Primeira coisa — Brincar com fogo. Aprender a controlar uma das mais elementares forças da natureza é um momento fundamental na vida pessoal de qualquer criança. quer a gente se lembre disso ou não, esta é — esta é a primeira vez em que nós realmente obtemos controle de uma dessas coisas misteriosas. Esses mistérios só são revelados para aqueles que tem a chance de brincar com fogo. Portanto, brincar com fogo. Está é uma dessas grandes descobertas que fazemos, fogo. Pois brincando com ele, as crianças aprendem alguns princípios básicos a respeito de fogo, sobre admissão, combustão e exaustão. Estes são os três agentes do fogo que você tem que ter para ter um fogo bem controlado. E você pode considerar o fogo a céu aberto como um laboratório. Você não sabe o que as crianças irão aprender ao brincar com fogo. Vocês sabem, deixem eles brincarem um pouco com ele do seu prórpio jeito, e acreditem, eles vão aprender coisas que você não obtem ao brincar com bonequinha Dora (Explorer Toys).

Segunda coisa — possuir um canivete. Canivetes estão meio que desaparecendo da nossa consciência cultural, o que para mim é uma coisa terrível. *risos* Seu primeiro — seu primeiro canivete é como a primeira ferramenta universal que lhe é dada. Vocês sabem, é uma espátula, um pé-de-cabra, uma chave de fenda e é uma lâmida. E é uma ferramenta poderosa e empoderante. E em várias culturas facas são dadas — tipo, assim que as crianças aprendem a andar, ganham facas. Estas são crianças Inuit tirando óleo de baleia. Eu vi isso pela primeira vez num filme da Comissão Canadense de Cinema quando eu tinha 10 anos, e me deixou uma impressão duradoura, ver bebês brincando com facas. E isto demonstra que crianças podem desenvolver um extenso sentido de si mesmas através de uma ferramenta numa idade bem precoce. Tem que ter algumas regras básicas — sempre cortar no sentido para longe do seu corpo, mantenha a lãmina afiada, nunca a force — e essas são coisas que as crianças entendem e praticam. E sim, eles vão se cortar. Eu tenho cicatrizes terríveis nas minhas pernas onde eu me esfaqueei. Mas vocês sabem, eles são jovens. Eles cicatrizam rápido. *RISOS*

Terceira coisa — arremessar uma lança. Acontece que nossos cérebros são programados para arremessar coisas E assim como músculos, se você não usa partes do seu cérebro, elas tendem a atrofiar com o tempo. Mas quando você os exercita qualquer músculo adiciona força ao sistema inteiro e o mesmo se aplica ao cérebro também. Assim, praticando o arremesso de coisas ficou demonstrado que estimula os lóbulos frontal e parietal do cérebro, que tem a ver com acuidade visual e percepção tri-dimensional, resolução de problemas estruturais e dá um senso — isto ajuda a desenvolver as habilidades visuais e preditivas. E o arremesso é uma combinação de habilidades analíticas e físicas, de modo que é muito bom para esse tipo de treinamento integral do corpo. Esse tipo de prática de tiro ao alvo também ajuda as crianças a desenvolverem habilidades de atenção e concentração. Então isso é ótimo.

Quarta coisa — desconstruir aparelhos. Tem um mundo de coisas interessantes dentro de sua lava-louça. Da próxima vez que você tiver que se livrar de um aparelho, não o jogue fora. Desmonte-o com o seu filho, ou mande-o para minha escola e nós vamos desmontá-lo com as crianças. Mesmo que você não saiba o que são as peças, advinhar para o que elas servem é de fato uma boa experiência para as crianças terem para pegarem a manha de que elas podem desmontar coisas, e não importa quão complexas elas sejam, elas poderão entender as peças das máquinas e eventualmente elas vão entender tudo da máquina. É um senso de ser capaz de entender, de que algo é entendível. Que essas caixas pretas com as quais vivemos e temos por conta são na verdade coisas complexas feitas por outras pessoas e que podemos entender como funcionam.

Quinta coisa — compartilhar. Violar a Lei do Milênio de copyright Digital. *RISOS* Existem leis além das regras de segurança que tentam limitar como nós podemos interagir com as coisas que possuímos — nesse caso, a mídia digital. É um exercício muito simples — compre uma música no Itunes, grave-a num CD, depois ripe-a para um MP3 e toque-a no próprio computador. Você acaba de violar a lei. Tecnicamente, a RIAA pode vir e processá-lo. É uma importante lição para as crianças entenderem — que algumas leis são violadas acidentalmente e que as leis tem que ser interpretadas. E isso é algo que frequentemente falamos a respeito para as crianças enquanto estamos mexendo com as coisas e abrindo-as e desmontando-as e usando-as para outras coisas — e a gente também sai e dirige um carro. Dirigir um carro é — é um ato de empoderamento de uma jovem criança, então isto é o máximo *RISOS*

Para quem não se sentir confortável violando a lei, você pode dirigir o carro com o seu filho, Isto é — este é um grande passo para uma criança. Isso acontece mais ou menos na época em que as crianças ficam fissuradas em coisas tipo dinosauros, essas coisas grandes do mundo lá fora sobre as quais eles estão tentando ter algum controle. Um carro é um objeto semelhante e eles pegam um carro e o dirigem. E na verdade é como — isso dá a eles um controle sobre o mundo de um jeito que eles não teriam — que eles frequentemente não tem chance de ter. de modo — isso é perfeitamente legal. Ache um terreno grande e vazio, ceritique-se que tem nada nele, e que seja uma propriedade privada, e deixe-o dirigir o seu carro. É bem seguro, na verdade. E é diversão para toda família. *RISOS* então, vejamos.. Acho que é isso. Essa é a coisa número 5 e meia. OK.

2 thoughts on “Coisas que as crianças precisam de fazer

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s