“O fio das missangas” de Mia Couto

Diverti-me imenso com este livro de curtos contos de Mia Couto. Entre eles está a da “A infinita fiadeira” uma história de uma aranha que fazia teias que não serviam para nada, quem se perturbava com aquilo era a mãe aranha que achava que a filha estava maluca.

” -Não faço teias por instinto.

– Então, faz porquê?

– Faço por arte.”

As queixas no aranhal multiplicam-se e resolveram dar um macho para ver se a aranha ganhava juízo. A Aranha em vez de devorar o macho apaixonou-se por ele. A familia desiludida consultou o deus dos bichos que fez com que a aranha se transformasse em humana.

“Quando ela, já transfigurada, se apresentou no mundo dos humanos logo lhe exigiram a imediata identificação. Quem era, o que fazia?

– Faço arte.

– Arte?

E os humanos se entreolharam, intrigados. Desconheciam o que fosse arte. Em que consistia? Até que um, mais-velho, se lembrou. Que houvera um tempo, (…) em que alguns se ocupavam de tais improdutivos afazeres.”

O ritmo dos contos é excelente, sempre com uma poética muito própria. Da-nos este presentes fantásticos que para mim é vivido com especial emoção, especialmente este conto, visto que vivemos uma época onde está presente, na nossa sociedade, um pragmatismo demasiado ortodoxo. Lembro por exemplo as mudanças feitas nas área artísticas no currículo do ensino básico feito nos últimos 20 anos e especialmente o pretendido fazer com a próxima reforma educativa, onde os alunos terão menos tempo de ensino artístico e expressões para se dedicarem mais à matemática e língua portuguesa, visto que os responsáveis ministeriais tem uma visão redutora do desenvolvimento cognitivo.

 

One thought on ““O fio das missangas” de Mia Couto

  1. Penso do mesmo modo.
    Pena que todos os que pensamos desta forma não tenhamos ainda conseguido fazer frente a tão sábias e convencidas mentes e mudar o rumo da educação no nosso país.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s