A lebre e a tartaruga

Na última prova de BTT que participei aconteceram coisas um pouco desagradáveis. A primeira situação foi um empurrão que apanhei nos primeiro quilómetros da prova que quase me fez cair, geralmente as pessoas quando precisam de passar alguém avisam (esquerda, direita, meio) este indivíduo (que depois ficou bem para trás de mim resolveu empurrar) que feia atitude. Nesta prova fiquei em 171º, atingi sem perspectiva de ficar à frente de ninguém em particular mas de conseguir um bom tempo e de me superar a mim mesmo, consegui. No entanto alguém resolveu dizer que era impossível eu ter ficado à frente dele e só com batota é que eu chegaria a esse lugar. Esta pessoa nunca andou de bicicleta comigo, não conhece as minhas potencialidades, olha para mim com este aspecto desengonçado e fraco e acha que eu não posso estar à frente dele. Que feia esta atitude, que falta de civismo. Mas depois apercebi-me que infelizmente há muitas pessoas assim no BTT e na vida. São gente vaidosa que gosta de se encher, gosta de mostrar aos outros que se enche,  existe uma falta de humildade que lhes faz perder as provas para aqueles que aparentemente são mais fracos. Como a lebre e a tartaruga.

Felizmente existe o contrário, companheiros de BTT que tem um sentido de companheirismo e de amizade enorme, que sabem esperar pelos mais fracos e incentivar o esforço. Com esses vale a pena os passeios, vale a pena entrar nos eventos desportivos. Não estamos lá para ganhar, estamos lá para desenvolver a tartaruga que há em nós, com a humildade suficiente de conhecer as nossas limitações e com elas tornar possível o impossível e ganhar às lebres que andam por ai.

A prova como fiz a prova toda está no que o meu gps registou no percurso e pode-se ver que não houve atalhos apenas apresenta mais tempo do que fiz porque liguei uns 10 minutos antes e só guardei o percurso uma boa meia hora depois de ter chegado. http://connect.garmin.com/activity/196986329

Deixe uma Resposta

