Op Art e Arte Cinética

vega-nor-1969

Vega-Nor de Victor Vasarely

Esta forma de arte:

  • visa a exploração plástica do conceito de cinetismo (= movimento).
  • Nasceu em 1955, com a publicação do “Manifesto Amarelo” assinado por pintores e escultores como Tinguely, Calder, Duchamp, Soto, Vaserely e Jacobsen.
  • Recebeu influências dos construtivistas, das experiencias do Orfismo e do Futurismo em torno do mesmo tema, e de estudos de alguns professores da Bauhaus como Joseph Albers e Laszlo Moholy-Nagy.

 

Interessados no movimento (real ou aparente), os artistas deste movimento concretizaram-no das seguintes formas:

  • pelo movimento real, autónomo ou induzido, o que foi conseguido através de motores apelando à manipulação por parte do espectador (exemplo: os mobiles de Alexander Calder);
  • pelo efeito de movimento criado por jogos de luzes e de reflexos luminosos (exemplo: Julio Le Parc);
  • e pelo efeito aparente de movimento criado pela exploração das reações fisiológicas da perceção visual. Isso consegue-se através de jogos de figura-fundo ou de perspetivas opostas (exemplo: Victor Vasarely), ou com efeitos de ondulados ou de moire, ou de tramas sobrepostas (exemplo: Rafael Soto).

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