Esta forma de arte:
- visa a exploração plástica do conceito de cinetismo (= movimento).
- Nasceu em 1955, com a publicação do “Manifesto Amarelo” assinado por pintores e escultores como Tinguely, Calder, Duchamp, Soto, Vaserely e Jacobsen.
- Recebeu influências dos construtivistas, das experiencias do Orfismo e do Futurismo em torno do mesmo tema, e de estudos de alguns professores da Bauhaus como Joseph Albers e Laszlo Moholy-Nagy.
Interessados no movimento (real ou aparente), os artistas deste movimento concretizaram-no das seguintes formas:
- pelo movimento real, autónomo ou induzido, o que foi conseguido através de motores apelando à manipulação por parte do espectador (exemplo: os mobiles de Alexander Calder);
- pelo efeito de movimento criado por jogos de luzes e de reflexos luminosos (exemplo: Julio Le Parc);
- e pelo efeito aparente de movimento criado pela exploração das reações fisiológicas da perceção visual. Isso consegue-se através de jogos de figura-fundo ou de perspetivas opostas (exemplo: Victor Vasarely), ou com efeitos de ondulados ou de moire, ou de tramas sobrepostas (exemplo: Rafael Soto).